Aliada das pequenas empresas, Noroeste Garantias avaliza operações de crédito

Não raro ao recorrer a crédito, as micro e pequenas empresas esbarram na falta de garantia e tem o acesso negado ou com altas taxas de juros. Para apoiar esses negócios, uma entidade sem fins lucrativos tem avalizado operações financeiras e honrado parte da dívida em caso de inadimplência. Trata-se da Noroeste Garantias, que segue um modelo bem-sucedido de sociedade garantidora de crédito implantado em países europeus.

Em funcionamento desde 2011, a entidade avalizou, no ano passado, a soma recorde de R$ 85,2 milhões em mais de 1,8 mil operações no norte do Paraná. E agora passa a fazer o mesmo trabalho em São Paulo, nas regiões do ABC, Campinas e Santos. Ao ter a operação avalizada, por meio de uma carta garantidora de crédito, as instituições financeiras correm menos riscos e emprestam dinheiro com juros menores.

A marmoraria Construmar, de Guarulhos, é uma das primeiras empresas de São Paulo a ter a operação aprovada e avalizada. Há dez anos no mercado, o negócio está crescendo e, para dar conta dos pedidos, a sócia Rosimeire Souza decidiu investir em um novo maquinário. Para isso, procurou a Noroeste Garantias e conseguiu um empréstimo de R$ 100 mil.

“Estamos recebendo muitos pedidos, e uma máquina só não está dando conta. Por isso, vamos comprar mais uma para corte das pedras. Como são máquinas caras, precisamos de ajuda. Por meio da gerência do Sicoob, fui orientada a procurar a Noroeste Garantias e vi que as taxas eram viáveis. Foi tudo muito rápido: após passar a documentação, a liberação ocorreu em cerca de duas semanas”, detalha Rosimeire.

O diretor executivo da Noroeste Garantias, Jean Flávio Zanchetti, explica que a expansão foi um convite, atendido com satisfação. “Quando fomos convidados a atender as pequenas empresas do estado de São Paulo, por meio das cooperativas de crédito, sabíamos que era um desafio expandir nossa entidade sem fins lucrativos, porém, tivemos o compromisso de levar e orientar os empreendedores na busca de crédito mais barato utilizando carta de garantia”, destaca.

Para capital de giro, com pagamento em até 36 meses, a Noroeste Garantias trabalha com taxa de 1% a.m. + CDI. Para investimento, com pagamento até 60 meses, a taxa é de 0,8% a.m. + CDI, e para investimento em energia fotovoltaica, a taxa é de 0,5% a.m. + CDI.

Depois de apresentar os documentos necessários para a operação, um comitê da Noroeste analisa a proposta que, se aprovada, vai gerar uma carta garantidora de crédito, e com ela em mãos o empreendedor procurará uma instituição financeira credenciada.

Em São Paulo, a sociedade garantidora de crédito Noroeste Garantias atende nas agências do Sicoob Metropolitano e Sicoob Arenito. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (11) 95159-0026 (São Paulo) ou (19) 98181-7624 (Campinas).

Compartilhar conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email