Crédito para pequenos negócios: um grande passo na direção de um sonho

O crédito para pequenos negócios viabiliza a existência de empresas promissoras que não contam com capital inicial para se lançar no mercado 

Esse tipo de empréstimo teve sua demanda aumentada após o início da pandemia de covid-19 de maneira significativa e pode ser intermediado por uma sociedade de garantia de crédito, como a Noroeste Garantias.

A demanda por crédito para pequenos negócios é cada vez maior em nosso país. Isso se explica devido à crescente dedicação dos brasileiros ao empreendedorismo. Conforme a 8ª pesquisa “Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil”, do Sebrae, a concessão de créditos para esse fim aumentou durante a pandemia.

No segundo trimestre de 2020, foram concedidos R$ 87 bilhões. Esse valor representa 35% a mais do que os R$ 65 bilhões disponibilizados no mesmo período de 2019. Além disso, o número de pequenas empresas que tomaram empréstimos passou de 5,8 milhões a 5,9 milhões.

Ter a própria empresa é o sonho de muitas pessoas e o crédito para pequenos negócios é um grande passo para conquistar essa meta. Se você está de olho em uma oportunidade de tirar seus planos do papel, continue lendo este artigo.

Empreendedorismo: falta de capital e de crédito são as maiores dificuldades

A falta de capital e a dificuldade em conseguir empréstimos com juros viáveis são grandes obstáculos para quem deseja empreender. 

Há uma enorme burocracia imposta pelos bancos, que exigem uma série de documentos para apenas verificar a possibilidade de aprovação. E mais: os empreendedores ainda esbarram em limitações como o tempo de relacionamento com seu banco.

Como conseguir crédito para pequenos negócios?

Maringaenses interessados em abrir o próprio negócio podem contar com a Noroeste Garantias. Esse serviço sem fins lucrativos, disponibilizado em parceria pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), ajuda empreendedores a conseguir crédito para pequenos negócios.

De acordo com Jean Flávio Zanchetti, diretor executivo da sociedade de garantia de crédito, é possível utilizar o empréstimo para diferentes objetivos. “Pode ser voltado a capital de giro: atualização de coleção, compra de equipamento usados. Outra possibilidade é a linha de investimentos, como troca de fachadas e aquisição de equipamentos, por exemplo”.

Mais de 1500 empreendedores da região noroeste já foram atendidos pela sociedade. Seu respaldo facilita e muito o acesso ao crédito para pequenos negócios.

O que é exatamente uma sociedade de garantia de crédito?

É uma “associação de bons pagadores”. É assim que Ilson Rezende, ex-presidente da Noroeste Garantias, define uma sociedade de garantia de créditos. 

Esse conceito refere-se a empresas que se unem com o objetivo de buscar melhores condições de crédito. Juntas, apresentam garantias líquidas em dinheiro para negociar com instituições financeiras.

Por que se associar à Noroeste Garantias?

Empreendedores associados à Noroeste Garantias contam com diversas vantagens na hora de solicitar crédito para pequenos negócios. Por meio da garantia oferecida pela sociedade, é possível conseguir financiamentos mais acessíveis, com os seguintes diferenciais:

  • Taxas de juros reduzidas;
  • Maior prazo de pagamento;
  • Auxílio com a documentação necessária para acessar a linha de crédito;
  • Assessoria financeira e empresarial;
  • Competitividade.

O que é preciso para a Noroeste Garantias avalizar um empréstimo bancário?

As operações solicitadas por meio da Noroeste Garantias são analisadas por um comitê de crédito composto por voluntários experientes no setor financeiro.

Essas propostas chegam após um parecer favorável ou não do analista de crédito. Se o negócio tiver potencial, a Noroeste garante a operação junto às instituições financeiras. Veja o que é necessário para receber uma avaliação positiva:

  • Comprovar idoneidade financeira;
  • Ter ficha cadastral sem restrições;
  • Ter experiência no negócio; e
  • Definir como o recurso será utilizado.

Ao longo de sua história, a Noroeste garantiu milhares de operações. Já foram contemplados empresários do comércio, indústria e prestação de serviço e hoje a sociedade tem uma ampla atuação. Empreendedores interessados em solicitar crédito para pequenos negócios devem:


  • Levar o projeto à sociedade de garantias como um primeiro passo;
  • Buscar sua instituição financeira;
  • Pedir a linha de crédito;

Como fazer bom uso do crédito para investimentos?

Se você deseja investir e teve seu crédito para pequenos negócios aprovado, é fundamental fazer bom uso dos recursos disponíveis.

Muitas vezes, a substituição de um equipamento aumenta a produtividade e, consequentemente, o faturamento e a lucratividade da empresa. 

A redução de custos proporcionada por máquinas novas, que não dão problemas, também é um benefício dessa escolha.

Nesse sentido, o maior indicador de que você fez um bom investimento é o retorno gerado ao seu negócio. 

Tire seus planos do papel

Agora, você já sabe como a Noroeste Garantias pode auxiliar na realização de seu sonho. Portanto, chegou o momento de tirar todos os planos do papel. 

Para isso, você deve conhecer cada detalhe de sua empresa e seus resultados e definir suas expectativas. 

Também é indispensável realizar um planejamento aprofundado que possibilite alcançar suas metas para finalmente solicitar seu empréstimo empresarial.

Este conteúdo foi útil para você? Então, mostre para alguém que também tenha interesse em créditos para pequenos negócios

Para continuar tendo acesso às nossas informações, basta nos seguir nas redes sociais: @sgnoroestegarantias.

Compartilhar conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email