Perguntas Frequentes

Nos principais sistemas de garantias do mundo, destaca-se o modelo das Sociedades de Garantia de Crédito. Essas sociedades são uma realidade em diversos países e a partir de 2003, começou no Brasil. São sociedades de caráter privado, sem fins lucrativos cujo objetivo é o desenvolvimento socioeconômico regional. Nós garantimos para as instituições financeiras que os empréstimos feitos pelos nossos associados serão pagos. Assim a instituição financeira concede o acesso a condições exclusivas e taxas abaixo do mercado. Resultando em economia para o empresário.
De forma simplificada, é uma instituição privada sem fins lucrativos, que presta um serviço com finalidade social. As garantidoras de crédito se enquadram no modelo de OSCIP que é uma qualificação jurídica atribuída a diferentes tipos de entidades privadas atuando em áreas do setor público com interesse social. É um título fornecido pelo Ministério da Justiça do Brasil, cuja finalidade é facilitar a base de parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos (federal, estadual e municipal) e permite que doações sejam realizadas por empresas, associações, prefeituras, estados, cooperativas de crédito, entre outros.
Das 14 sociedades garantidoras de crédito, 6 estão no Paraná. Hoje o sistema conta com uma central de segunda piso, localizada em Toledo Paraná, que foi criada para centralizar e fiscalizar o sistema de Garantidor de Crédito do Brasil. https://sgccentral.com/

A Sociedade de Garantias de Crédito do Noroeste do Paraná – Noroeste Garantias, é uma entidade sem fins lucrativos, formada por entidades e empresas com o objetivo de promover acesso a crédito para microempresas de forma orientada, com redução de custos e de forma eficiente.

A entidade é composta por uma diretoria voluntária com o intuito de buscar alternativas de acesso a crédito e promover um melhor ambiente empresarial. Também de forma voluntária temos a atuação do nosso comitê de crédito, formado em sua maioria por ex-bancários, que analisam as propostas e direcionam para sua aprovação ou até mesmo indeferimento, mas sempre com objetivo de encaminhar a melhor solução para a empresa naquele momento.

Seja um associado você também!

Quer ser um voluntário, nos procure!